Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Última Superlua de 2025 poderá ser vista no Brasil nesta quinta-feira
Essa é a terceira e última vez que o fenômeno acontece neste ano; as ocorrências anteriores foram registradas em 7 de outubro (a 361 mil quilômetros da Terra) e 5 de novembro (a 356 mil quilômetros)
Por Jovem Pan | Postado em: 03/12/2025 - 09:08

Mais Imagens

Nesta quinta-feira (4), o céu oferece a última oportunidade de 2025 para a observação da Superlua. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia atinge seu ponto mais próximo da Terra, o que a faz parecer maior e mais luminosa no horizonte. Neste evento, o satélite natural chega ao perigeu, ficando a cerca de 357 mil quilômetros de distância do planeta.

Apesar de ser um evento perceptível a olho nu, astrônomos recomendam alguns cuidados para garantir a melhor visibilidade do espetáculo celeste.

Para apreciar o evento, não é necessário o uso de telescópios ou binóculos. No entanto, buscar locais com baixa poluição luminosa (longe de luzes artificiais) e um céu limpo são fatores que favorecem a observação.

Segundo o Observatório Nacional (ON), o melhor período para a observação é logo após o nascer ou o pôr do Sol. Nesses momentos, a Lua fica próxima à linha do horizonte, o que intensifica a sensação de que o satélite está maior. O horário do nascer da Lua varia conforme a localidade. Em São Paulo, o fenômeno poderá ser visto a partir das 18h43; no Rio de Janeiro, às 18h27; e em Salvador, às 17h42.

Termo popular, não científico

Embora seja amplamente popularizada, a expressão “Superlua” não é reconhecida como um termo científico pela União Astronômica Internacional (UAI). O termo foi cunhado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, que o definiu como uma Lua Cheia que ocorre durante o perigeu — ponto orbital mais próximo da Terra — ou a uma distância equivalente a 90% disso. Segundo o Observatório Nacional, o critério dos 90% é arbitrário e não se baseia em critérios técnicos.

A ausência de um parâmetro científico oficial gera divergências entre instituições sobre o que de fato caracteriza uma Superlua. Enquanto algumas instituições consideram Superlua toda Lua Cheia que esteja a 360 mil quilômetros ou menos da Terra (critério que se aplica ao evento de 4 de dezembro), outras adotam definições mais restritivas. Ainda que não tenha origem técnica, a expressão ganhou força ao longo dos anos, ajudando a aproximar o público da astronomia.

Esta é a terceira e última Superlua de 2025. As ocorrências anteriores foram registradas em 7 de outubro (a 361 mil quilômetros da Terra) e 5 de novembro (a 356 mil quilômetros da Terra).

 

Últimas Notícias
Cotidiano 16 Dez às 10:33
A apresentação será exibida diretamente de um dos cartões-postais mais conhecidos do Brasil, reunindo música, dança, projeções cênicas e um show de luzes que valorizam o espírito natalino em um cenário de grande beleza.
Cotidiano 16 Dez às 10:19
A edição 2026 do Ganhando o Mundo, maior programa de intercâmbio para estudantes de redes públicas da América do Sul, será marcada por uma importante novidade: 10% dos 2 mil estudantes selecionados têm origem em famílias muito simples.
Cotidiano 15 Dez às 15:04
Coleta de lixo e entulhos ocorre em toda a cidade a partir de quarta-feira
Cotidiano 15 Dez às 15:03
Grupo traz a Mercedes um formato inovador, com repertório caipira e nativista
Cotidiano 15 Dez às 09:10
Segundo o advogado João Henrique Nascimento de Freitas, ultrassonografia identificou duas hérnias inguinais, condição caracterizada pelo deslocamento de parte do intestino em razão de falhas na parede abdominal, na região da virilha
Cotidiano 09 Dez às 09:44
A Defesa Civil classifica várias regiões em nível laranja e vermelho devido ao risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e rajadas de vento mais intensas no estado
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento