Nesta quarta-feira (4 de fevereiro) celebra-se o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma ocasião importante para aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, que em cinco anos fez quase 80 mil vítimas no Paraná. E você sabe quais são os tipos de neoplasia que mais fazem vítimas no estado?
De acordo com dados do Ministério da Saúde, extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), entre 2020 e 2024 um total de 1.228.996 pessoas faleceram em todo o Brasil por causa de algum tumor. Para se ter dimensão do que esse número representa, ele equivale a uma média de 673 mortes por dia no país ou, ainda, uma morte a cada dois minutos.
E o Paraná aparece com destaque no ranking dos estados com mais registros. Isso porque, no mesmo período, 79.895 paranaenses faleceram em decorrência de algum câncer, com 2024 sendo o ano com mais registros (17.165). Entre todas as unidades da federação, apenas São Paulo (300.145), Minas Gerais (131.164), Rio de Janeiro (115.538) e Rio Grande do Sul (101.554) tiveram mais óbitos que o Paraná nos cinco anos em análise.
Mas afinal, quais são os cânceres que mais matam no estado?
Se formos pensar nas campanhas de conscientização e seus alcances, provavelmente o câncer de mama, de próstata ou de pele sejam as neoplasias que primeiro vem à mente. Mas nenhuma dessas neoplasias estão no topo do ranking da mortalidade por câncer, curiosamente.
Sempre de acordo com os dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2024 dois tipos de neoplasia concentraram quase metade dos óbitos por câncer no Paraná. Foram elas: as neoplasias malignas dos órgãos digestivos e as neoplasias malignas do aparelho respiratório e dos órgãos intratorácicos. As primeiras englobam tumores agressivos no esôfago, estômago, fígado, pâncreas e intestinos. As outras, tumores agressivos no pulmão, brônquios, pleura, traqueia e mediastino.
Juntos, esses dois grupos de neoplasias fizeram 38.956 vítimas no Paraná entre 2020 e 2024, o equivalente a 48,8% do total de mortes por câncer no estado nesse período. Os cânceres em órgãos digestivos, no entanto, são os que mais matam: 27.043 vítimas. Em seguida é que vem os tumores no aparelho respiratório e dos órgãos intratorácicos: 11.913 mortes.
Só depois, na terceira posição, é que aparece o câncer de mama, que fez 5.903 vítimas em cinco anos. Na sequência vem ainda as neoplasias malignas dos órgãos genitais masculinos (grupo que inclui o câncer de próstata, de pênis e de testículos), com 5.729 óbitos. E na quinta posição estão as neoplasias malignas dos tecidos linfático, hematopoético e correlatos, que englobam cânceres primários do sangue e sistema imunológico, como linfomas, leucemias e mieloma múltiplo. Esses tumores foram responsáveis por 5.647 mortes entre 2020 e 2024 no Paraná, ainda de acordo com o Ministério da Saúde.
Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) elaborou uma lista com 12 dicas para prevenir o câncer.