O novo ano letivo na rede estadual do Paraná começa nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. São mais de 1,2 milhão de alunos nos 2.088 colégios da rede estadual. O término do ano letivo está marcado para 18 de dezembro, e o recesso de meio de ano vai de 13 a 24 de julho.
Com o início do novo ano letivo, é essencial que pais e responsáveis por estudantes da rede estadual de ensino que pretendem ser atendidos pelo transporte público escolar em 2026 verifiquem e atualizem as informações do cadastro no sistema. A orientação vale para os alunos que já utilizam ou que desejam passar a utilizar o serviço.
Atualmente, mais de 210 mil estudantes paranaenses da rede pública utilizam o transporte escolar, que atende às demandas urbanas, rurais, rodoviárias e aquaviárias.
O serviço atende alunos que se enquadram em critérios definidos em legislação estadual, relacionados à distância, acessibilidade e segurança no trajeto até a escola.
O transporte escolar é garantido prioritariamente àqueles que enfrentam maiores dificuldades para chegar à unidade de ensino, seja pela distância entre a residência e a escola, seja por barreiras físicas, condições de mobilidade ou situações de risco no trajeto.
Universidades estaduais
Aproximadamente 62 mil estudantes das universidades estaduais do Paraná iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026. As sete instituições de ensino superior ofertam 440 cursos de graduação presenciais em 29 cidades do Estado.
Os calendários acadêmicos são definidos pelas próprias universidades e orientam o período de aulas, atividades de pesquisa, extensão e eventos acadêmicos. Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição.
Rede municipal
Já o início do ano letivo na rede municipal de Curitiba acontece no dia 10 de fevereiro, com recesso em julho. As aulas seguem até o dia 18 de dezembro. A rede municipal de ensino, com seus 240 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 188 escolas, tem mais de 140 mil estudantes.
No final de 2025 a Secretaria Municipal da Educação (SME) instalou o Comitê de Volta às Aulas, que preparou as atividades durante o recesso, incluindo vistoria nas escolas.
“Reformas, roçadas, limpeza, organização de recursos humanos e questões pedagógicas. Tudo isso faz parte do trabalho do Comitê, que foi instalado oficialmente neste dia 9 de dezembro e segue até o retorno dos alunos”, disse secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Univesidade de Ponta Grossa será a primeira a retomar aulas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. Os calendários das universidades estaduais do Paraná são aprovados pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada instituição.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a primeira a iniciar o ano letivo, com início das aulas em 19 de fevereiro e término do primeiro semestre em 19 de junho. O segundo semestre começa em 20 de julho e vai até 30 de novembro.
Nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), as aulas do primeiro semestre começam em 2 de março.
As aulas da UEL seguem até 10 de julho. As atividades do segundo semestre têm início em 3 de agosto e se estendem até 9 de dezembro. O primeiro semestre da Unicentro encerra em 11 de julho. O segundo semestre começa em 27 de julho e termina em 11 de dezembro.
Para os estudantes da UENP as aulas do primeiro semestre encerram em 4 de julho. O segundo semestre tem início em 23 de julho e vai até 4 de dezembro. Já a Unespar termina o primeiro semestre em 18 de julho. O segundo semestre começa em 3 de agosto e se estende até 15 de dezembro.
Os estudantes matriculados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam as aulas em 9 de março, com término previsto para 11 de julho. O segundo semestre tem início em 4 de agosto e encerra em 5 de dezembro.
Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o calendário prevê início do primeiro semestre em 16 de março e término em 18 de julho. As aulas do segundo semestre começam em 3 de agosto e seguem até 8 de dezembro.
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou nesta segunda-feira (2) um vestibular especial com 160 vagas para cinco cursos de graduação presenciais do antigo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), incorporado à instituição estadual em dezembro de 2025. Os cursos disponíveis são Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia, cada um com 32 vagas cada, de acordo com o edital. O ano letivo está previsto para começar em 23 de março.
As inscrições podem ser feitas pela internet até 18 de fevereiro, com pagamento da taxa de R$ 50 até o dia 19. O cronograma também estabelece prazos para solicitação de isenção da taxa de inscrição e de atendimento especial durante a prova até os dias 11 e 18 de fevereiro, respectivamente. A prova, que será uma redação, está agendada para 1º de março. O resultado da primeira chamada será divulgado em 17 de março, com matrículas nos dias 19 e 20 do mesmo mês.
No evento de lançamento do vestibular especial, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou que o Estado continuará investindo em ensino superior qualificado. “Essa era uma demanda antiga da região e que agora está materializada. O Paraná tem a maior rede de universidades estaduais do Brasil, o que é preponderante para a qualificação do nosso mercado de trabalho e aumento da competitividade das nossas empresas. Com essa incorporação damos um novo passo nessa direção”, afirmou.