Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Sete mortes por afogamento marcam o primeiro fim de semana de dezembro em diferentes regiões do Paraná
Por Correio do Lago | Postado em: 09/12/2025 - 09:25

Sete pessoas morreram afogadas entre sexta-feira (5) e domingo (7) - primeiro fim de semana de dezembro - em diferentes regiões do Paraná. As vítimas estavam em rios, piscinas, praias e represas de cidades diferentes.

As informações são do Corpo de Bombeiros, que alerta sobre alguns cuidados a serem tomados para a segurança de banhistas. 

No fim de semana, dois afogamentos ocorreram em Guarapuava, na região central do estado, no domingo (7), enquanto um homem 60 anos e um adolescente de 13 anos nadavam em uma área do Rio Jordão que costuma ser frequentada por famílias e é conhecida como Ponte Velha.

Outros dois adolescentes brincavam junto. Um deles, de 12 anos, foi socorrido por moradores, e outro, de 15 anos, conseguiu sair da água sozinho. Segundo os bombeiros, o adolescente de 13 anos não conseguiu retornar à margem, e o homem de 60 anos, que é vizinho dele, tentou salvá-lo. Os dois submergiram. A esposa do homem estava no local e não se feriu.

A equipe de mergulho realizou buscas por 1h30 e encontrou os corpos a quatro metros de profundidade. Segundo a corporação, ambos foram arrastados pela correnteza.

Em Matinhos, no litoral, uma mulher de 30 anos que morava em Curitiba se afogou na tarde de sexta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela estava com dois adolescentes que foram levados pela correnteza, mas conseguiram se salvar. O corpo da vítima foi encontrado no domingo (7). Os adolescentes, de 13 anos, foram encaminhados para o Hospital Regional de Paranaguá com ferimentos leves.

Em Antonina, também no litoral, um homem caiu de um barco durante uma caçada por caranguejos na noite de sexta-feira. Ele foi encontrado na manhã de domingo, ainda conforme os bombeiros. O filho da vítima estava no barco quando o homem caiu na água.

No domingo, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, um homem de 45 anos morreu afogado em uma represa. Segundo os bombeiros, ele entrou na água para buscar uma bola usada por crianças que brincavam no local.

O sexto caso foi em Curitiba, em uma piscina no bairro Cidade Industrial, de um homem de 50 anos. O Corpo de Bombeiros não deu detalhes sobre a situação, e nem sobre o sétimo caso.

Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Orientações dos bombeiros para evitar afogamentos na alta temporada

Evite nadar sozinho, seja na piscina ou no mar;

No mar e em rios, se mantenha em locais em que o nível da água não ultrapasse a cintura;

Se ficar em perigo, evite gritar e não nade contra a correnteza para poupar fôlego e evitar fadiga. Peça ajuda mexendo os braços e tente boiar;

Sempre use colete salva-vidas em passeios de barco;

Em piscinas, sempre deixe crianças com boias de braço;

Nade em locais observados por salva-vidas;

Em locais de correnteza, não desobedeça a sinalização dos bombeiros;

Preste atenção a onde estão fixadas as bandeiras e faixas de orientação;

Não deixe crianças sozinhas na água;

Não entre na água se tiver ingerido bebida alcóolica;

Evite nadar em locais com pedras.

Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade da água no local.

Entenda a sinalização de bandeiras dos bombeiros

Bandeira vermelha e a amarela: área protegida por guarda-vidas;

Bandeira preta: área não protegida por guarda-vidas;

Bandeira verde: local adequado para banho e com baixo risco de afogamentos;

Bandeira amarela: local com risco médio de afogamentos. Contraindicada para nadadores inexperientes;

Bandeira vermelha: local com risco alto de afogamentos. Contraindicada para todos os nadadores e banhistas;

Bandeira dupla vermelha: área interditada para banho.

AquiAgora.net com informações de G1 Paraná

Últimas Notícias
Cotidiano 09 Dez às 09:44
A Defesa Civil classifica várias regiões em nível laranja e vermelho devido ao risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e rajadas de vento mais intensas no estado
Cotidiano 09 Dez às 09:22
Vítima manuseava motor utilizado no trato dos animais quando sofreu a descarga
Cotidiano 05 Dez às 14:13
Mais de 560 produtores ainda não entregaram a documentação
Cotidiano 05 Dez às 09:27
Marcos Ribeiro de Lima tem 40 anos e é de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Neurocirurgião explica que fragmentos dos ossos dele precisaram ser 'amarrados'; entenda.
Cotidiano 05 Dez às 09:16
Logo cedo, a mínima de 19°C já dá o recado: frio não entra hoje. É aquele tipo de manhã em que o cobertor vira enfeite e e o café quente dá lugar a um copo d’água bem gelado, porque o corpo já entende que o dia será longo.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento