Você está em: Página Inicial > Policial
Região Oeste: Gaeco cumpre mandados contra PMs que exigiam de contrabandistas propina via PIX
Por PMPR | Postado em: 07/03/2025 - 08:17

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quinta-feira, 6 de março, a segunda fase da Operação Chave Pix, com o intuito de averiguar a prática de exigências de valores ilícitos a compristas de mercadorias estrangeiras, abordados na BR-277.

A suspeita é de que, durante as abordagens, policiais militares exigiriam repasses em dinheiro, a título de propina, especialmente por meio de transferências via Pix, com o intuito de não fazer a apreensão de mercadorias e veículos, deixando de encaminhar os abordados às autoridades competentes.

Com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, foram cumpridos nesta quinta-feira 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, ambas no Oeste do Paraná, e na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, em endereços vinculados a nove policiais militares, quatro particulares/civis, incluindo um policial militar exonerado, e na própria sede do Destacamento da Polícia Militar em Santa Terezinha de Itaipu, onde os PMs estão ou estiveram lotados.

Também foram cumpridos oito mandados de afastamento da função pública e outras medidas cautelares diversas da prisão em face de policiais militares, além do cumprimento de 13 mandados de busca pessoal.

As ordens foram deferidas pelo Juízo da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual do Paraná e executadas nas residências dos investigados, buscando o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na apuração de investigação.

As investigações da Operação Chave Pix, conduzidas pelo Gaeco de Foz do Iguaçu, tiveram início em outubro de 2023. Segundo apurado, os valores repassados via Pix eram depositados em contas de terceiros, que posteriormente transferiam o dinheiro a contas de familiares dos policiais militares.

Vítimas – A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023, tendo como alvos dois militares e três particulares/civis. Na época, foi averiguada a possível existência de uma organização criminosa, o que levou à oitiva de cerca de 100 pretensas vítimas e à identificação de outros policiais militares e particulares envolvidos no esquema.

O Núcleo Regional do Gaeco em Foz do Iguaçu segue com as investigações e recebe informações e denúncias pelo telefone (45) 3308-1344 e/ou pelo e-mail .

 

Últimas Notícias
Policial 30 Abr às 08:41
Corpo foi localizado por cuidadora; denúncia de agressões anteriores será investigada pela Polícia Civil
Policial 30 Abr às 08:38
As prisões aconteceram nesta segunda e terça-feira
Policial 30 Abr às 08:34
Ele foi denunciado e condenado pela prática de crimes graves
Policial 29 Abr às 09:20
Após largar o cachorro. está começou a furtar milho da lavoura ao lado da via, solicitante acredita que o veículo possa ter vindo de Marechal Cândido Rondon
Policial 29 Abr às 09:08
Homem foi encaminhado à 47ª Delegacia Regional de Polícia após constatação de mandado de prisão em aberto
Policial 29 Abr às 09:06
Golpistas prometeram envio de presentes e ajuda financeira, mas exigiram dinheiro após falsa prisão
Policial 28 Abr às 08:16
O autor do homicídio ainda não foi preso. As autoridades pedem que qualquer informação sobre a identificação
Policial 25 Abr às 09:12
Sem paciência para reembolso, homem parte para ameaças com suposta arma
Policial 25 Abr às 09:03
Ação ocorreu durante a Operação Força Total Brasil XIV, na PR-323
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento