Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Paraná pode ter 'chuva preta', diz meteorologista: entenda o que é e como ela se forma
Nas regiões oeste e noroeste do estado há uma probabilidade maior de ocorrer o fenômeno, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná
Por G1 Paraná | Postado em: 12/09/2024 - 07:37

A fumaça das queimadas que cobre o céu do Paraná gera um alerta para a possibilidade de "chuva preta" nos próximos dias em algumas regiões do estado, segundo meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com o Simepar, nas regiões oeste e noroeste há a probabilidade maior de ocorrer o fenômeno, principalmente na noite de sexta-feira (13) e no sábado (14).

Conforme o meteorologista Samuel Braun, quando há uma grande quantidade de fuligem na atmosfera, a chuva transporta parte dela em direção à superfície.

"Normalmente a chuva vem, como a gente diz, pra lavar a atmosfera [...] então a água acaba ficando um pouco mais escura do que a coloração normal, a mais clara", explica.

De acordo com o Simepar, as estações meteorológicas não guardam registros se já ocorreu chuva preta no estado.

"Isso é observação, pode ter acontecido, mas não temos isso guardado".

A combinação dos poluentes das queimadas com a umidade do ar, que gera a "chuva preta", foi registrada em cidades do Rio Grande do Sul, na terça-feira (10).

O QUE É A CHUVA PRETA?

De acordo com o Simepar, o fenômeno da "chuva preta" acontece quando as partículas de fumaça e poluentes são levadas para a atmosfera e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura.

"Pra ocorrer, tem que ter uma quantidade um pouco mais significativa de fumaça e, por isso, essa possibilidade é maior para região oeste e noroeste do Paraná, onde está ingressando uma maior quantidade de fumaça, até em função de alguns incêndios que estão ocorrendo naquela região", explica Samuel.

O especialista explica ainda que a "chuva preta" contém poluentes que podem poluir as águas superficiais e a vegetação. Contudo, não traz consequências ao ser humano.

"Para as pessoas não traz nenhuma consequência, a não ser que vá tomar a água da chuva, aí pode ingerir alguns poluentes", conclui.

Últimas Notícias
Cotidiano 06 Fev às 08:59
Aeronave prestava apoio aéreo a ação policial na área rural; tripulantes não se feriram e grande carga ilícita foi apreendida
Cotidiano 05 Fev às 14:55
Logo no primeiro dia, muitos pais acompanharam seus filhos até as escolas
Cotidiano 05 Fev às 09:27
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 08:46
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento