Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Anvisa aprova primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue
Anúncio foi feito após a assinatura de um Termo de Compromisso, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido em laboratório nacional)
Por Correio do Lago | Postado em: 27/11/2025 - 08:48

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira (26), a primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue. O anúncio foi feito após a assinatura de um termo, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido 100% em laboratório nacional), durante uma coletiva de imprensa nesta manhã.

A produção do imunizante Butantan-DV, que é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi.

Segundo Priscilla Perdicaris, secretária estadual de Saúde em Exercício, a vacina vai ser usada não apenas em São Paulo e no Brasil, mas também nas Américas. "Só em São Paulo, de janeiro a novembro de 2025, tivemos 108 óbitos confirmados por dengue, vidas que poderão ser preservadas já a partir do próximo ano, com a disponibilização do imunizante", explicou a secretária.

Em nota, a Anvisa explicou que a tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado, com indicação aprovada para pessoas entre 12 a 59 anos de idade, perfil que ainda pode ser ampliado, a depender de novos estudos apresentados pelo fabricante.

O início da vacinação e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a agência, o pedido de registro da vacina foi apresentado pelo Instituto Butantan em janeiro deste ano, quando a Anvisa determinou prioridade de análise e organizou um painel técnico com especialistas externos para colaborar com o processo.

Com o documento assinado, o imunizante deverá ser incluído no PNI (Programa Nacional de Imunizações). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na próxima segunda-feira (1°) o Comitê de Especialistas do PNI será convocado para avaliar a melhor recomendação científica para a incorpor o imunizante no calendário nacional de vacinação.

O Ministério apontou que, após os testes, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos, ou seja, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta do imunizante. O índice de proteção foi parecido entre as pessoas que já tiveram a doenças e entre as que nunca tiveram contato com o vírus.

De acordo com a Anvisa, a vacina deve ser monitorada durante os próximos anos para verificar se a eficácia e a segurança do imunizante permanecerão estáveis.

Até outubro deste ano, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, número que respresenta uma queda de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior concentração acontece em São Paulo (55%), seguido de Minas Gerais (9,8%), Paraná (6,6%), Goiás (5,9%) e Rio Grande do Sul (5,2%).

CNN

Últimas Notícias
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Cotidiano 03 Fev às 15:52
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 03 Fev às 15:51
Produtores e interessados poderão visitar o evento em Cascavel na quinta-feira, dia 12, com inscrições na Secretaria de Agricultura
Cotidiano 03 Fev às 15:48
Prepare-se para uma semana recheada de ofertas imperdíveis!
Cotidiano 03 Fev às 08:54
No Estado são mais de 1,2 milhão de estudantes em 2.088 escolas
Cotidiano 02 Fev às 10:14
Uma pessoa que passava pelo local percebeu a situação e acionou as autoridades. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestaram socorro às vítimas
Cotidiano 02 Fev às 10:11
Levantamento mostra que saúde pública, inflação e educação também figuram entre os principais desafios enfrentados pela população
Cotidiano 02 Fev às 09:55
De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, 16 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pela medida
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento