Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Anvisa aprova primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue
Anúncio foi feito após a assinatura de um Termo de Compromisso, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido em laboratório nacional)
Por Correio do Lago | Postado em: 27/11/2025 - 08:48

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira (26), a primeira vacina em dose única do mundo contra a dengue. O anúncio foi feito após a assinatura de um termo, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido 100% em laboratório nacional), durante uma coletiva de imprensa nesta manhã.

A produção do imunizante Butantan-DV, que é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi.

Segundo Priscilla Perdicaris, secretária estadual de Saúde em Exercício, a vacina vai ser usada não apenas em São Paulo e no Brasil, mas também nas Américas. "Só em São Paulo, de janeiro a novembro de 2025, tivemos 108 óbitos confirmados por dengue, vidas que poderão ser preservadas já a partir do próximo ano, com a disponibilização do imunizante", explicou a secretária.

Em nota, a Anvisa explicou que a tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado, com indicação aprovada para pessoas entre 12 a 59 anos de idade, perfil que ainda pode ser ampliado, a depender de novos estudos apresentados pelo fabricante.

O início da vacinação e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a agência, o pedido de registro da vacina foi apresentado pelo Instituto Butantan em janeiro deste ano, quando a Anvisa determinou prioridade de análise e organizou um painel técnico com especialistas externos para colaborar com o processo.

Com o documento assinado, o imunizante deverá ser incluído no PNI (Programa Nacional de Imunizações). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na próxima segunda-feira (1°) o Comitê de Especialistas do PNI será convocado para avaliar a melhor recomendação científica para a incorpor o imunizante no calendário nacional de vacinação.

O Ministério apontou que, após os testes, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos, ou seja, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta do imunizante. O índice de proteção foi parecido entre as pessoas que já tiveram a doenças e entre as que nunca tiveram contato com o vírus.

De acordo com a Anvisa, a vacina deve ser monitorada durante os próximos anos para verificar se a eficácia e a segurança do imunizante permanecerão estáveis.

Até outubro deste ano, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, número que respresenta uma queda de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior concentração acontece em São Paulo (55%), seguido de Minas Gerais (9,8%), Paraná (6,6%), Goiás (5,9%) e Rio Grande do Sul (5,2%).

CNN

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Dez às 08:59
Foram 1.300 aves para os mercedenses com 60 anos ou mais
Cotidiano 17 Dez às 09:32
Luiz Carlos foi socorrido inicialmente e encaminhado ao Hospital Bom Pastor, em Nova Santa Rosa.
Cotidiano 17 Dez às 09:13
Premiação ocorreu nas escolas Tiradentes e José de Alencar
Cotidiano 16 Dez às 10:33
A apresentação será exibida diretamente de um dos cartões-postais mais conhecidos do Brasil, reunindo música, dança, projeções cênicas e um show de luzes que valorizam o espírito natalino em um cenário de grande beleza.
Cotidiano 16 Dez às 10:19
A edição 2026 do Ganhando o Mundo, maior programa de intercâmbio para estudantes de redes públicas da América do Sul, será marcada por uma importante novidade: 10% dos 2 mil estudantes selecionados têm origem em famílias muito simples.
Cotidiano 15 Dez às 15:04
Coleta de lixo e entulhos ocorre em toda a cidade a partir de quarta-feira
Cotidiano 15 Dez às 15:03
Grupo traz a Mercedes um formato inovador, com repertório caipira e nativista
Cotidiano 15 Dez às 09:10
Segundo o advogado João Henrique Nascimento de Freitas, ultrassonografia identificou duas hérnias inguinais, condição caracterizada pelo deslocamento de parte do intestino em razão de falhas na parede abdominal, na região da virilha
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento