Você está em: Página Inicial > Cotidiano
TSE aprova auditoria em tempo real em urnas
A checagem poderá ser acompanhada por partidos, pela OAB e pelo Ministério Público.
Por marechal news | Postado em: 04/06/2018 - 13:13

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por decisão unânime da Corte, a auditoria em tempo real das urnas eletrônicas, ato que aumenta a segurança e a transparência do processo eleitoral.

A auditoria em tempo real consiste na verificação da conferência das assinaturas constantes nas urnas instaladas na seção eleitoral com as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro. A auditoria ocorrerá antes do início da votação, imediatamente antes da emissão da zerésima, em seções eleitorais sorteadas na véspera do pleito e poderá ser acompanhada por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Essa nova modalidade de auditoria foi instituída por meio da inclusão na Resolução 23.550/2017 do TSE de um novo capítulo específico sobre a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas no dia da votação.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, o refinamento constante dos mecanismos de fiscalização do sistema eletrônico, necessário para garantir a legitimidade e a transparência do processo eleitoral, é feito por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e pela maior visibilidade e expansão das fases fiscalizadas que envolvem os sistemas eleitorais.

A urna eletrônica já possuiu mecanismos fiscalizadores e emprega modernas técnicas de assinatura digital, que são verificadas pelo software (programas) e pelo hardware (equipamentos). Há, ainda, outros mecanismos de averiguação dos componentes e do processo eleitoral, como os testes públicos de segurança do sistema, a votação paralela (auditoria do funcionamento da urna em condições normais de uso), a auditoria e fiscalização exercidas no processo de geração das mídias e o preparo de 500 mil urnas.

Para o ministro, ainda que a urna garanta sua própria integridade, a possibilidade de auditores independentes verificarem a autenticidade dos arquivos nela instalados traz maior transparência e segurança ao processo eleitoral.

Últimas Notícias
Cotidiano 11 Jul às 09:17
País é o terceiro com mais pets no mundo
Cotidiano 11 Jul às 08:16
Este é o segundo ataque grave de pitbull com lesões significativas registrado na mesma região em menos de dez dias.
Cotidiano 10 Jul às 13:33
Apresentações mostraram o trabalho de alunos e professores em diversas expressões artísticas
Cotidiano 09 Jul às 07:59
A esperança é de que, com o apoio coletivo, a família consiga reconstruir sua atividade e seguir em frente.
Cotidiano 09 Jul às 07:51
Foram servidos 2.423 cafés e arrecadados mais de R$ 85 mil, com lucros divididos entre Provopar e clubes parceiros
Cotidiano 08 Jul às 09:02
Eles são destinados, principalmente, às Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Atendimento de hospitais e Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo o atendimento de casos suspeitos de síndromes respiratórias na rede pública.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento