Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas
Texto vai à sanção presidencial e deve valer para o próximo ano
Por Agência Brasil | Postado em: 19/12/2024 - 07:17

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, na noite desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio de todo o país.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, na semana passada, em votação terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o texto também teve rápida tramitação no Senado, indo direto para votação em plenário. Com a aprovação no Congresso, o projeto segue para sanção presidencial e poderá valer já para o ano letivo de 2025.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já possuem legislações que restringem uso de celular em escolas.

De acordo com o relator do PL no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), a medida não traz punições, mas "orienta uma política pública educacional".

"Entre o início do período de aula até o final, o uso de celular está proibido, salvo questão de necessidade, como saúde. A regra é que o aluno deixe esse celular desligado, mutado, na sua mochila ou no estabelecimento que tiver espaço, e ele tenha concentração total na aula. É um projeto muito simples, ele quer resgatar a atenção do aluno, levar esse aluno a prestar atenção na aula", argumentou o senador, durante a sessão de debates.

Apesar de ter obtido unanimidade entre os senadores, duas emendas chegaram a ser apresentadas. Uma delas, de autoria do senador Rogério Marinho (PL-RN), visava estabelecer a obrigatoriedade apenas no ensino infantil e fundamental, do 1º ao 9º ano, excluindo o ensino médio. O argumento do parlamentar era aplicar a política de forma gradual. A emenda acabou sendo rejeitada.

Uma outra emenda, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), chegou a ser apresentada, para obrigar a instalação de câmeras em salas de aula, mas, após os debates, o parlamentar retirou a proposta, para reapresentá-la na forma de um projeto de lei em separado.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Jun às 09:13
29% responsabilizaram o período de administração de Jair Bolsonaro e outros 17% não souberam responder
Cotidiano 25 Jun às 09:09
O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Cotidiano 25 Jun às 08:37
Evento reuniu comunidade, profissionais e gestores para discutir melhorias e planejar o futuro da saúde pública no município
Cotidiano 24 Jun às 08:48
Novidade foi anunciada pelo BC como nova etapa para ampliar funcionalidades de "transações inteligentes"
Cotidiano 24 Jun às 08:29
Ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.
Cotidiano 24 Jun às 08:19
Nova tarifa impactará 5,32 milhões de unidades consumidoras no Paraná
Cotidiano 24 Jun às 08:13
Município possui 549 contribuintes inadimplentes que somam mais de R$ 1,2 milhão em dívida ativa
Cotidiano 23 Jun às 08:35
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 23 Jun às 08:27
O Dia de amanhã pode ter as marcas mínimas mais baixas deste ano e geadas em várias regiõe
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento