Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Sábado será Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo
Meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal.
Por marechal news | Postado em: 17/08/2018 - 07:47

Mais Imagens

Postos de saúde em todo o país abrem as portas amanhã (18), sábado, para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite.

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Ccampanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil (Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil)
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até a última terça-feira (14), no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil.

Últimas Notícias
Cotidiano 03 Jul às 09:39
Com a prorrogação, os produtores terão até o dia 5 de janeiro de 2026 para se adequar
Cotidiano 03 Jul às 08:11
Obra é uma das maiores já executadas no município
Cotidiano 02 Jul às 10:47
Nova regra atinge quem faturou mais de R$ 360 mil em 2023 ou 2024
Cotidiano 02 Jul às 09:00
‘Crises de soluço e vômito tornaram-se constantes, fato que me impede até de falar’, diz nota assinada pelo ex-presidente e compartilhada por Flávio Bolsonaro
Cotidiano 02 Jul às 08:42
Próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (3)
Cotidiano 02 Jul às 08:38
O último dia de aulas será terça-feira (09) e o retorno está programado para o dia 28 de julho. Ao todo, os alunos terão 16 dias de recesso antes de voltarem às atividades letivas do segundo semestre.
Cotidiano 02 Jul às 08:09
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou que, diante desse cenário, o Paraná tem se colocado à frente na boa oferta de crédito aos agricultores do Estado.
Cotidiano 01 Jul às 07:57
Segunda etapa completa distribuição de 60 equipamentos
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento