Você está em: Página Inicial > Cotidiano
R$ 82 milhões: governador autoriza pavimentação do terminal da Ferroeste
Assinatura foi nesta quarta-feira (12) no Show Rural. Ao todo, serão pavimentados 95 mil metros quadrados. Quando for finalizada, a reforma vai beneficiar mais de 1,2 mil caminhões que passam pelo local diariamente, escoando a produção agrícola da região.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 13/02/2025 - 09:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (12), durante o Show Rural Coopavel, a autorização para execução das obras de pavimentação do terminal da Ferroeste, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O investimento previsto para a reforma é de R$ 82 milhões, e tem como objetivo modernizar o terminal.

A obra prevê a pavimentação de 8 quilômetros do terminal, incluindo cinco rotatórias e o Pátio de Estacionamento. Ao todo, serão pavimentados 95 mil metros quadrados. Quando for finalizada, a reforma vai beneficiar mais de 1,2 mil caminhões que passam pelo local diariamente, escoando a produção agrícola da região.

“Vai ser uma intervenção toda em concreto, que vai melhorar a estrutura para milhares de caminhões que acessam o terminal todas as semanas. Isso é importante, porque o Porto de Paranaguá está cada vez mais preparado para receber cargas pelo modal ferroviário e a Ferroeste tem um papel importante para fazer uma parte desta ligação, no escoamento da produção do Oeste do Paraná”, afirmou Ratinho Júnior.

O terminal tem 1,7 milhão de metros quadrados, atende a uma demanda de quase 30 anos do setor produtivo local que utiliza o terminal para exportar grãos, farelos e produtos industrializados pelo Porto de Paranaguá. Hoje, o terminal abriga 14 empresas, entre grandes cooperativas, multinacionais e companhias locais da região Oeste do Estado.

“É uma obra que vai atender principalmente a parte sul do terminal, que conta com uma estrada precária. Esta iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Infraestrutura e Logística vai fazer com que a gente consiga atender todos estes usuários de forma adequada, principalmente no trecho mais próximo ao terminal”, afirmou o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves.

Com a assinatura, o projeto será encaminhado para licitação. A expectativa é que ele vá a leilão até o final de 2025.

FERROESTE – A Ferroeste administra o trecho ferroviário entre Guarapuava a Cascavel, com 248 quilômetros. Pelos trens da Ferroeste são escoados, anualmente, cerca de 800 mil contêineres, principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres, com destino ao Porto de Paranaguá.

No sentido importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis. O terminal, localizado em Cascavel, tem moegas de recepção, tulhas para expedição ferroviária, balanças ferroviárias, silos, e galpões de armazenagem e movimentação de produtos de empresas e cooperativas.

Últimas Notícias
Cotidiano 06 Fev às 08:59
Aeronave prestava apoio aéreo a ação policial na área rural; tripulantes não se feriram e grande carga ilícita foi apreendida
Cotidiano 05 Fev às 14:55
Logo no primeiro dia, muitos pais acompanharam seus filhos até as escolas
Cotidiano 05 Fev às 09:27
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 08:46
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento