Você está em: Página Inicial > Cotidiano
R$ 1,2 bilhão: Ratinho Junior anuncia maior investimento da história da saúde do Paraná
Anúncio foi realizado nesta quinta-feira (13), durante o evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu. O aporte contempla desde repasses diretos aos municípios até a ampliação de programas, novas obras e cirurgias eletivas.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 14/03/2025 - 08:26

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (13) a liberação de R$ 1,2 bilhão para a saúde pública do Estado, durante o evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Trata-se do maior investimento já realizado na área pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), contemplando desde repasses diretos aos municípios até a ampliação de programas, novas obras e cirurgias eletivas.

“Nós estamos falando do maior pacote da história, chegando a quase R$ 1,2 bilhão para 2025 e que será distribuído aos 399 municípios do Estado. Hoje o Paraná tem uma grande parceria com as Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais privados que atendem o SUS, além das nossas unidades próprias, então são recursos importantes que irão beneficiar toda a população paranaense”, afirmou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o objetivo é ampliar a regionalização da saúde no Estado. “No passado, as pessoas chegavam a andar 250 quilômetros para conseguir uma consulta com cardiologista. Estamos mudando essa realidade, trabalhando muito para fazer com que a saúde fique mais perto das pessoas”, acrescentou. “Sabemos que é um trabalho constante, nunca para, por isso fizemos um planejamento para que pudéssemos deixar esse atendimento cada vez melhor e mais perto do cidadão.”

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os investimentos fazem do Paraná referência nacional no setor. “Essa é a força da saúde do Paraná. Somos o Estado que mais faz captação de órgãos, o que mais faz consultas de pré-natal e temos o maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. Hoje o governador está liberando quase R$ 1,2 bilhão em recursos para todos os municípios dentro dos nossos programas”, ressaltou. “É uma celebração, mostrando que o Estado consegue gastar corretamente seus recursos, com dinheiro em caixa e incentivando as boas práticas.”

A prefeita de Rio Branco do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais do Paraná (Acispar), Karime Fayad, celebrou o anúncio dos investimentos. “Para os municípios vai ajudar muito, em especial o cidadão que mais precisa. Há um grande investimento em cirurgias eletivas, na atenção especializada, o Paraná é referência nisso no nosso País. Mas hoje, como representante dos consórcios do Paraná, a gente agradece ao governador pelo investimento, em especial nas estruturas”, destacou.

CIRURGIAS – Entre as principais medidas anunciadas nesta quinta está a expansão do Opera Paraná, programa de cirurgias eletivas do Estado lançado em 2022 e que visa reduzir filas de espera, ampliando a oferta de serviços em hospitais de pequeno, médio e grande porte. Serão aportados R$ 350 milhões na nova fase do programa, chamada de 3.0, consolidando-se como a maior iniciativa de cirurgias eletivas do Brasil.

O programa contempla desde cirurgias de baixa complexidade, como remoção de amígdalas e tratamento cirúrgico de varizes, até procedimentos mais complexos, garantindo maior qualidade de vida à população. Para viabilizar essa ampliação, o Estado paga 150% do valor da Tabela SUS por cirurgia aos prestadores de serviço.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Jun às 08:48
Novidade foi anunciada pelo BC como nova etapa para ampliar funcionalidades de "transações inteligentes"
Cotidiano 24 Jun às 08:29
Ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.
Cotidiano 24 Jun às 08:19
Nova tarifa impactará 5,32 milhões de unidades consumidoras no Paraná
Cotidiano 24 Jun às 08:13
Município possui 549 contribuintes inadimplentes que somam mais de R$ 1,2 milhão em dívida ativa
Cotidiano 23 Jun às 08:35
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 23 Jun às 08:27
O Dia de amanhã pode ter as marcas mínimas mais baixas deste ano e geadas em várias regiõe
Cotidiano 23 Jun às 08:13
Noite especial reuniu famílias, comunidade e alunos em apresentações que celebraram a cultura e o aprendizado musical
Cotidiano 22 Jun às 08:17
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento