Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Problemas mentais incapacitam 27 mil pessoas em 1 ano no Paraná
De acordo com o INSS, concessões de benefícios por incapacidade relacionadas à transtornos mentais cresceram mais de 70% no ano passado
Por Bem Parana | Postado em: 28/01/2025 - 09:18

Cada vez mais pessoas no Paraná são consideradas incapacitadas para o trabalho devido a transtornos mentais. É o que revelam dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os quais apontam que o número de afastamentos de trabalhadores por problemas como a depressão quase dobrou no ano passado (2024) na comparação com o ano anterior (2023).

Segundo as informações oficiais, ao longo de todo o ano passado foram concedidos, pelos mais diversos motivos, um total de 260.129 benefícios por incapacidade (temporária e permanente) no Paraná. Em relação a 2023, quando haviam sido concedidos 178.097 benefícios, verifica-se uma alta de 46%.

E esse aumento foi puxado, em grande medida, pelos transtornos mentais e comportamentais, que se encontram no Capítulo V da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças). Isso porque no ano passado houve 27.137 afastamentos (10,4% do total de benefícios por incapacidade) relacionados a problemas como depressão, ansiedade, estresse, esquizofrenia, bipolaridade e transtornos relacionados ao uso de álcool e/ou outras drogas. Em 2023, haviam sido concedidos 15.638 benefícios por incapacidade por esses motivos (8,8% dos afastamentos naquele ano).

Ou seja, em 2024 houve uma alta de 73,5% nas concessões de benefícios por incapacidade (temporária e permanente) devido a transtornos mentais.

Ansiedade, depressão e transtorno bipolar lideram afastamentos

O INSS também encaminhou ao Bem Paraná uma lista com os principais problemas que justificam o afastamento de trabalhadores devido a transtornos mentais. E os três motivos mais citados na concessão de benefícios são os seguintes: transtornos ansiosos, episódios depressivos e transtorno afetivo bipolar.

A depressão, no entanto, volta a aparecer na lista (na quarta posição) com o transtorno depressivo recorrente. Depois, os problemas que mais aparecem são transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e outras substâncias psicoativas; os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool; a esquizofrenia; e os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso da cocaína.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 06 Fev às 08:59
Aeronave prestava apoio aéreo a ação policial na área rural; tripulantes não se feriram e grande carga ilícita foi apreendida
Cotidiano 05 Fev às 14:55
Logo no primeiro dia, muitos pais acompanharam seus filhos até as escolas
Cotidiano 05 Fev às 09:27
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 08:46
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento