Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mais de 800 mil: Paraná é o terceiro estado que mais recebe turistas estrangeiros
Entre janeiro e outubro de 2024, 805.143 visitantes internacionais vieram ao Estado, que é a principal entrada por via terrestre para quem vem de outros países. O Paraná só fica atrás de São Paulo (2.038.548) e do Rio de Janeiro (1.352.012) no receptivo d
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 18/12/2024 - 07:13

O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros neste ano, mostra o painel de dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Entre janeiro e outubro de 2024, 805.143 visitantes internacionais vieram ao Estado, que é a principal entrada por via terrestre para quem vem de outros países. O número já supera o de todo o ano de 2023, quando 791,5 mil pessoas entraram no Paraná a partir de destinos internacionais.

O pico de turistas internacionais no Estado foi justamente durante a alta temporada, com 164,5 mil pessoas desembarcando em janeiro e 106,6 mil em fevereiro. Em março foram 89,3 mil pessoas, em abril, 51,9 mil, em maio, 50,9 mil, em junho, 44,4 mil, em julho, 66 mil, em agosto, 48,1 mil, em setembro, 53,4 mil, em outubro, 64,8 mil, e em novembro, 65,2 mil.

“Houve um movimento mundial depois da pandemia em que as pessoas estão mais interessadas em se locomover e viajar. E o Paraná decidiu investir nessa área, para gerar um fluxo maior de pessoas visitando e gastando em nosso Estado”, afirma o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes. “E esse crescimento de turistas estrangeiros ajuda muito nesse sentido, porque eles vêm, gastam em dólares e ajudam a movimentar a economia do Paraná”.

O Paraná só fica atrás de São Paulo (2.038.548) e do Rio de Janeiro (1.352.012) no receptivo de turistas estrangeiros. Os dois estados do Sudeste, porém, concentram quatro dos 10 aeroportos internacionais mais movimentados do Brasil: Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Campinas (SP) e Santos Dummont (RJ).

O grande destaque do Estado é pela via terrestre, com 769.500 pessoas vindo ao Paraná de carro ou ônibus, o que representa 95,5% do número de turistas que vêm conhecer as belezas do Estado e 45,4% dos estrangeiros que chegam ao Brasil por essa via. A tríplice fronteira com a Argentina e Paraguai em Foz do Iguaçu, no Oeste, é a principal porta de entrada, principalmente para argentinos (218,6 mil) e paraguaios (322 mil).

Além disso, o Paraná também recebeu, pelas rodovias, 32,3 mil americanos, 16,5 mil espanhóis, 14,7 mil ingleses, 13,9 mil alemães, 13,4 mil uruguaios, 12,8 mil franceses, 9,9 mil colombianos e 9,9 mil peruanos, além de visitantes do Chile, México, Itália, Coreia do Sul, Austrália, Equador, Canadá e diversos outros países.

AEROPORTOS – Quase 28 mil turistas que passaram por uma aduana paranaense vieram pelos aeroportos, e outros 7.845 pela via marítima. O incremento nos voos conectando a outros países, como novas rotas diretas ligando, Curitiba a Lima, no Peru, e a Assunção, no Paraguai, também trouxe resultado no modal aéreo.

O número de turistas que utilizaram os aeroportos como porta de chegada também já é maior em 11 meses do que em todo o período do ano passado. Entre janeiro e novembro de 2024, 27,8 mil visitantes internacionais vieram de avião, enquanto que, em todo o ano de 2023, foram 25,4 mil pessoas.

O maior contingente é de chilenos, com 13,3 visitantes do País da América do Sul usando esse meio, seguido dos argentinos (5,5 mil pessoas), uruguaios (1,9 mil), paraguaios (1,3 mil), peruanos (1.082) e americanos (796).

CRUZEIROS INTERNACIONAIS – Apesar de os dados da Embratur não contabilizarem a entrada de turistas pela via marítima no Paraná, a expectativa é que essa porta de chegada também se amplie. Nesta terça-feira (17), chegou o primeiro dos oito navios que vão atracar no Porto de Paranaguá na segunda temporada de cruzeiros no Estado.

Os roteiros serão operados semanalmente pelo navio Armonia, da companhia de cruzeiros italiana MSC, que tem capacidade para 2.520 passageiros e 780 tripulantes por viagem. Eles farão o trecho Las Palmas (Espanha) a Itajaí (SC) , Ilhabela (SP) a Itajaí e Buenos Aires (Argentina) a Itajaí.

A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), montou um receptivo para os turistas na Praça Maior Roque, no Centro da cidade do Litoral paranaense.

Com o Estado novamente no itinerário do navio – que passa por águas brasileiras e internacionais –, centenas de turistas terão a oportunidade de desembarcar e conhecer mais da cidade histórica e de outros atrativos turísticos paranaenses, incluindo as atrações do Verão Maior Paraná, como atividades esportivas, culturais e grandes shows.

A primeira temporada de cruzeiros no Paraná aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, e chegou ao fim com mais de 39 mil pessoas embarcando, desembarcando e passeando em Paranaguá e no Litoral do Estado. Ela foi responsável por uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Jun às 09:13
29% responsabilizaram o período de administração de Jair Bolsonaro e outros 17% não souberam responder
Cotidiano 25 Jun às 09:09
O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Cotidiano 25 Jun às 08:37
Evento reuniu comunidade, profissionais e gestores para discutir melhorias e planejar o futuro da saúde pública no município
Cotidiano 24 Jun às 08:48
Novidade foi anunciada pelo BC como nova etapa para ampliar funcionalidades de "transações inteligentes"
Cotidiano 24 Jun às 08:29
Ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.
Cotidiano 24 Jun às 08:19
Nova tarifa impactará 5,32 milhões de unidades consumidoras no Paraná
Cotidiano 24 Jun às 08:13
Município possui 549 contribuintes inadimplentes que somam mais de R$ 1,2 milhão em dívida ativa
Cotidiano 23 Jun às 08:35
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 23 Jun às 08:27
O Dia de amanhã pode ter as marcas mínimas mais baixas deste ano e geadas em várias regiõe
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento