Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Justiça suspende greve dos professores da rede estadual
Por AEN | Postado em: 03/06/2024 - 06:17

O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a greve dos professores marcada para começar na segunda-feira (03). A desembargadora Dilmari Helena Kessler disse que o sindicato está impedido de realizar qualquer movimento grevista até que apresente um plano de manutenção das atividades educacionais,  sob multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A ação Cível pedindo a suspensão do movimento foi ajuizada pela Procuradoria do Estado do Paraná. "Essa decisão reflete a ilegalidade da greve e que o Estado do Paraná vai continuar entregando a melhor educação deste país”, afirma do procurador-geral do estado, Luciano Borges.

Com a decisão da Justiça, segue valendo a orientação da Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) para que os pais enviem seus filhos normalmente para a escola na segunda-feira (03).  Eventuais faltas de professores e funcionários da Educação terão desconto em folha de pagamento. Os diretores devem garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados.

MOTIVO - O motivo alegado pela APP Sindicato para o movimento grevista é o programa Parceiro da Escola. Inspirado em modelos educacionais internacionais adotados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul, o programa prevê uma parceria para permitir que os gestores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.

O programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares. Segundo as regras, o parceiro contratado deverá utilizar os Sistemas Estaduais de Registro Escolar, ficando a cargo da Secretaria de Estado da Educação a expedição de normativas para o uso. O parceiro contratado também poderá utilizar as plataformas digitais disponibilizadas pela Seed para aplicação de seu plano de trabalho.

Atualmente, o modelo está sendo implementado em duas escolas-piloto da rede estadual de ensino, no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Uma pesquisa realizada com pais e responsáveis de alunos matriculados nas duas escolas participantes do projeto-piloto mostra que mais de 90% deles aprovam o programa. Os benefícios vão do aumento da frequência escolar à inexistência de aulas vagas.

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Jun às 08:02
Evento reunirá rede de proteção, estudantes e comunidade para discutir propostas de fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência
Cotidiano 25 Jun às 09:13
29% responsabilizaram o período de administração de Jair Bolsonaro e outros 17% não souberam responder
Cotidiano 25 Jun às 09:09
O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Cotidiano 25 Jun às 08:37
Evento reuniu comunidade, profissionais e gestores para discutir melhorias e planejar o futuro da saúde pública no município
Cotidiano 24 Jun às 08:48
Novidade foi anunciada pelo BC como nova etapa para ampliar funcionalidades de "transações inteligentes"
Cotidiano 24 Jun às 08:29
Ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.
Cotidiano 24 Jun às 08:19
Nova tarifa impactará 5,32 milhões de unidades consumidoras no Paraná
Cotidiano 24 Jun às 08:13
Município possui 549 contribuintes inadimplentes que somam mais de R$ 1,2 milhão em dívida ativa
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento