Você está em: Página Inicial > Cotidiano
EconomiaAneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro
Melhora no volume de chuvas motivou revisão de tarifa extra.
Por Agência Brasil | Postado em: 28/10/2024 - 10:28

Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela, com cobrança extra de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu a bandeira tarifária.

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país. A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

Bandeiras tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O SIN é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN, à exceção de algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

Com informação Agência Brasil.

 

 
 
 
 
Últimas Notícias
Cotidiano 25 Jun às 09:13
29% responsabilizaram o período de administração de Jair Bolsonaro e outros 17% não souberam responder
Cotidiano 25 Jun às 09:09
O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Cotidiano 25 Jun às 08:37
Evento reuniu comunidade, profissionais e gestores para discutir melhorias e planejar o futuro da saúde pública no município
Cotidiano 24 Jun às 08:48
Novidade foi anunciada pelo BC como nova etapa para ampliar funcionalidades de "transações inteligentes"
Cotidiano 24 Jun às 08:29
Ao todo, 43 empresas do setor foram analisadas e, em 26 delas, nenhuma irregularidade foi constatada.
Cotidiano 24 Jun às 08:19
Nova tarifa impactará 5,32 milhões de unidades consumidoras no Paraná
Cotidiano 24 Jun às 08:13
Município possui 549 contribuintes inadimplentes que somam mais de R$ 1,2 milhão em dívida ativa
Cotidiano 23 Jun às 08:35
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 23 Jun às 08:27
O Dia de amanhã pode ter as marcas mínimas mais baixas deste ano e geadas em várias regiõe
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento