Utilizada há quase 30 anos no Brasil, a urna eletrônica transformou o rito eleitoral ao eliminar riscos de fraude e trazer mais confiança e segurança às eleições. Utilizar o equipamento eletrônico de votação pode gerar dúvidas na hora de o eleitor cumprir com seu dever cívico, como a ordem dos seis cargos em votação nas Eleições 2026, e como confirmar o voto.
Nas eleições de outubro, eleitores de todo o país vão às urnas para escolher seus representantes pelos próximos quatro anos, entre presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
O 1º turno das Eleições 2026 acontece no dia 4 de outubro, quando o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, na seguinte ordem:
Ao digitar o número de sua preferência, o eleitor deve ficar atento se o nome e a foto do candidato em que quer votar aparecem na tela.
O número digitado na urna eletrônica deve corresponder ao partido político do candidato, de 01 a 99. Se os dados estiverem corretos, basta apertar a tecla ‘Confirma’, na cor verde, para depositar o voto.
Caso o eleitor tenha se enganado ao digitar o número de seu candidato, é possível corrigir a informação clicando na tecla ‘Corrige’, em vermelho. Na sequência, é possível digitar novamente o número correto.
É necessário validar as informações que aparecem na tela da urna eletrônica, com a foto e o nome do candidato. Se os dados estiverem precisos, basta apertar a tecla ‘Confirma’.