Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Verão começa bem quente no Paraná; veja o que diz a meteorologia
Por Bem Parana | Postado em: 19/12/2025 - 09:46

Depois de uma primavera que alternou temperaturas, chuvas e temporais, no domingo (21) tem início o verão no Hemisfério Sul. O Solstício de Verão marca a chegada da nova estação no domingo, às 12h03.

E a nova estação chega quente. As temperaturas que começaram amenas nesta semana (inclusive com frio na quarta-feira em Curitiba), fica altas nos próximos dias, perto ou dentro dos 30ºC em todas as regiões do Estado.

Até mesmo Curitiba deve ter um final de semana quente, com termômetros na casa dos 30°C, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Chuvas

 

No Paraná, de acordo com o Simepar, a chuva segue intensa em janeiro, e fica irregular entre fevereiro e março.

O verão é a estação que apresenta, historicamente, maiores acumulados de chuva no Paraná. A estação também se caracteriza por dias mais longos e aquecidos, além de períodos eventuais de muito calor. Ao contrário da primavera, caracterizada por muitas tempestades, o verão tem dias consecutivos com chuva entre a tarde e a noite, geralmente de curta duração, e que eventualmente podem ocasionar raios, rajadas de vento fortes e granizo. A chuva é mais volumosa do que na primavera, e a severidade das tempestades é menor.

“Nessa estação, temos uma maior frequência de atuação dos sistemas convectivos de mesoescala no Estado, com linhas de instabilidade, aglomerados de nuvens convectivas e tempestades localizadas. Normalmente estas instabilidades são potencializadas por uma atmosfera mais aquecida e com taxas de umidade elevadas”, afirma Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

 

Com o fenômeno La Niña com probabilidade pouco acima de 50% de permanecer até fevereiro, e na faixa dos 20% entre fevereiro e março, os impactos no tempo serão pequenos.

Temperaturas

As temperaturas no verão 2025/2026 deverão ficar dentro a acima da média, especialmente em março, quando as médias são geralmente mais baixas. Já o volume de chuvas em janeiro deverá ficar acima da média na maior parte do Estado, e irregular entre fevereiro e março.

“Especialmente em janeiro, massas de ar quente e úmido (tempo abafado) irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre os períodos da tarde e da noite, deixando o acumulado mensal de chuva ligeiramente acima da média climatológica em várias regiões. No entanto, entre fevereiro e março, teremos alguns períodos com bastante irregularidade, tanto espacial quanto temporal, da chuva sobre o estado. Algumas regiões podem enfrentar um período mais seco, enquanto outras podem seguir com a chuva acima da média”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Em março os dias seguidos com chuva começam a diminuir.

MÉDIAS HISTÓRICAS – A região com mais chuva no Paraná em janeiro, historicamente, é o Litoral, onde os acumulados em média chegam a até 458 mm. Onde menos chove é no Oeste, região em que os acumulados de chuva ficam entre 146 mm e 179 mm historicamente. A temperatura máxima média mais alta é também no Oeste: 31,9°C; mas também fica na casa dos 30°C no Litoral e no Norte. A temperatura mínima média mais baixa fica entre a Região Metropolitana de Curitiba, a região Central e o Sul, na casa dos 17°C.

Em fevereiro, os acumulados de chuva mais altos historicamente seguem no Litoral, entre 263 mm e 374 mm. Os mais baixos são no Sul, entre 81 mm e 164 mm, apenas. A temperatura máxima média mais alta ainda é o no Oeste: 32,1°C. A máxima média segue na casa dos 30°C em fevereiro no Norte e no Litoral.

Em março, o cenário muda um pouco mais. As médias históricas de chuva seguem mais altas no Litoral, entre 218 mm e 357 mm, mas em todo o resto do Estado ficam abaixo de 180 mm. O Norte é onde menos chove historicamente em março: os acumulados de chuva ficam entre 85 mm e 140mm.

Já as temperaturas em março ficam historicamente mais baixas. As máximas médias mais altas são no Oeste (31,6°C) e no Norte (30,8°C), e as mínimas médias mais baixas ficam entre a Região Metropolitana de Curitiba, a região Central e o Sul do Estado, na casa dos 16°C. No verão 2025/2026, a previsão aponta que março será o mês com mais temperaturas acima da média histórica.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Dez às 09:23
Tendência apontada é de fortalecimento contínuo desta cultura, que deve se firmar nos próximos anos como a principal do Paraná, aproximando-se e até superando a soja, que segue como base da primeira safra.
Cotidiano 19 Dez às 09:04
A programação inicia às 19h45, em frente à Prefeitura
Cotidiano 19 Dez às 08:58
Evento teve entrega das aves natalinas, almoço e matinê para os associados
Cotidiano 18 Dez às 08:59
Foram 1.300 aves para os mercedenses com 60 anos ou mais
Cotidiano 17 Dez às 09:32
Luiz Carlos foi socorrido inicialmente e encaminhado ao Hospital Bom Pastor, em Nova Santa Rosa.
Cotidiano 17 Dez às 09:13
Premiação ocorreu nas escolas Tiradentes e José de Alencar
Cotidiano 16 Dez às 10:33
A apresentação será exibida diretamente de um dos cartões-postais mais conhecidos do Brasil, reunindo música, dança, projeções cênicas e um show de luzes que valorizam o espírito natalino em um cenário de grande beleza.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento