Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Termina plantio da 2ª safra de milho; previsão de produção é de 15,9 milhões de toneladas
As colheitas dos grãos da 1ª safra 2024/25 estão quase encerradas. A soja está com 97% já retiradas dos campos, enquanto o milho alcança 96%.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 09/04/2025 - 08:19

O milho de 2ª safra já está todo plantado. A estimativa é que foram semeados em torno de 2,6 milhões de hectares. Por enquanto está mantida a previsão de produção próxima a 15,9 milhões de toneladas, feita pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no final de março. Nova estimativa será apresentada no final deste mês.

De acordo com o boletim Condições de Tempo e Cultivo divulgado nesta terça-feira (08) pelo Deral, a maior parte (46%) está na fase de desenvolvimento vegetativo, seguido por 40% em floração. As lavouras plantadas mais cedo já estão com 13% em frutificação. Os 1% restantes ainda estão em germinação.

O documento registra que 65%, principalmente as lavouras que estão em floração, desenvolvem-se em condições boas, beneficiadas pelas chuvas das últimas semanas. Para as lavouras que estão entrando na fase de frutificação as precipitações continuam insuficientes. Em condições médias de desenvolvimento estão 23%, enquanto 12% são contabilizadas como ruins.

As colheitas dos grãos da 1ª safra 2024/25 estão quase encerradas. A soja está com 97% já retiradas dos campos, enquanto o milho alcança 96%. O feijão de 2ª safra teve a colheita iniciada agora. Os produtores já colheram 3% dos 332 mil hectares. A falta de chuva em algumas fases do desenvolvimento aponta para perdas na cultura. Além disso, os produtores veem com preocupação a queda nos preços, especialmente do feijão-preto.

Também está sendo realizada a colheita do arroz irrigado, o que deve se estender ainda por alguns meses na região Noroeste. A mandioca de dois ciclos está com a colheita adiantada e satisfaz os produtores. No Noroeste os agricultores também colhem diversas frutas, entre elas banana, goiaba e maracujá.

Ainda em relação às colheitas, os cafeicultores já se preparam para os trabalhos previstos para iniciar no próximo mês. Há uma semana também foi liberada a retirada, armazenamento, transporte e comercialização do pinhão maduro. A estimativa é que nesta safra a produtividade seja menor que a anterior.

Os triticultores devem começar o plantio ainda em abril. A previsão é de forte redução na área plantada, principalmente em razão das taxas de seguro e redução da cobertura por intempéries. Parte das áreas deve ser convertida em forrageiras.

Últimas Notícias
Cotidiano 06 Fev às 08:59
Aeronave prestava apoio aéreo a ação policial na área rural; tripulantes não se feriram e grande carga ilícita foi apreendida
Cotidiano 05 Fev às 14:55
Logo no primeiro dia, muitos pais acompanharam seus filhos até as escolas
Cotidiano 05 Fev às 09:27
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 08:46
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento