Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Simepar registra quatro casos de nuvem funil em menos de dez dias no Paraná
Fenômeno foi observado em quatro cidades e está associado a tempestades severas típicas do verão
Por Simepar | Postado em: 20/01/2026 - 08:52

Em um intervalo de apenas nove dias, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou quatro ocorrências de nuvem funil em diferentes regiões do Estado. O fenômeno é caracterizado por uma coluna de ar em rotação, com formato de funil, que se estende a partir da base de nuvens do tipo Cumulonimbus ou Cumulus. Ele é considerado o estágio inicial de um tornado, mas só recebe essa classificação se tocar o solo e provocar ventos intensos.

O primeiro registro de 2026 ocorreu no dia 9 de janeiro, em Ponta Grossa. O segundo foi no dia 11, em Paulo Frontin, próximo à divisa com Santa Catarina. Já no dia 15, o fenômeno foi observado em São Jorge do Ivaí, na região de Maringá, e o caso mais recente ocorreu na tarde de sábado (17), em Arapongas.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, as nuvens funil são mais comuns na primavera e no verão, quando há maior instabilidade atmosférica. “Nesta época do ano temos calor, umidade e, em alguns casos, a influência de sistemas meteorológicos que intensificam as tempestades, favorecendo eventos mais severos”, explica.

Essas tempestades podem evoluir para supercélulas, sistemas com grande desenvolvimento vertical e ventos girando em seu interior, conhecidos como mesociclones. É nesse ambiente que pode se formar a nuvem funil, resultado da rápida queda da pressão atmosférica. “Quando não toca o solo, não oferece risco direto à população, apenas à aviação. Se tocar, pode evoluir para um tornado ou, sobre a água, para uma tromba d’água”, destaca o meteorologista.

Apesar de, na maioria dos casos, não causar danos, o Simepar orienta que, ao observar uma nuvem funil, as pessoas se afastem da área e procurem abrigo em locais de alvenaria. Dentro de casa, o local mais seguro é o banheiro.

O Simepar realiza o monitoramento e a previsão de tempestades severas, enquanto a Defesa Civil Estadual emite alertas à população. Para receber os avisos, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.

Últimas Notícias
Cotidiano 03 Fev às 15:52
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 03 Fev às 15:51
Produtores e interessados poderão visitar o evento em Cascavel na quinta-feira, dia 12, com inscrições na Secretaria de Agricultura
Cotidiano 03 Fev às 15:48
Prepare-se para uma semana recheada de ofertas imperdíveis!
Cotidiano 03 Fev às 08:54
No Estado são mais de 1,2 milhão de estudantes em 2.088 escolas
Cotidiano 02 Fev às 10:14
Uma pessoa que passava pelo local percebeu a situação e acionou as autoridades. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestaram socorro às vítimas
Cotidiano 02 Fev às 10:11
Levantamento mostra que saúde pública, inflação e educação também figuram entre os principais desafios enfrentados pela população
Cotidiano 02 Fev às 09:55
De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, 16 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pela medida
Cotidiano 02 Fev às 09:52
Falecimento ocorreu na noite de domingo e gerou comoção entre familiares e amigos
Cotidiano 30 Jan às 10:21
Irregularidades envolveram uso de intermediário para burlar proibição legal em leilão realizado em 2019
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento