Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Segundo a Copel, seis mil domicílios seguem sem luz no Oeste
Equipes atuam em várias regiões do Estado e cerca de 59 mil domicílios seguem sem luz neste domingo
Por Portal Nova Santa Rosa | Postado em: 03/11/2025 - 09:13

Equipes da Copel seguem em campo neste domingo (2) trabalhando no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica após as fortes chuvas que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná ao longo do fim de semana.

A continuidade do mau tempo elevou o número de ocorrências: são cerca de 3,4 mil casos para atendimento em todo o Estado, sendo aproximadamente 1,1 mil no Noroeste, 1 mil no Oeste, 900 no Norte e o restante nas demais regiões.

Durante o evento climático, 29 municípios chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido totalmente, devido a danos nas fontes de abastecimento. Desses, 19 já estão com o fornecimento restabelecido e cinco parcialmente recompostos. Em outros cinco municípios, as equipes ainda trabalham na reconstrução de redes destruídas por ventos fortes e quedas de árvores: Alvorada do Sul, Bom Sucesso, Porecatu, Quarto Centenário e Santa Fé.

Em Alvorada do Sul, as duas redes de abastecimento somam 49 postes quebrados. Em Bom Sucesso, a situação é semelhante, com 31 postes danificados e outros 40 quebrados na área urbana. Já em Porecatu, há postes quebrados em uma das fontes e deslocamento de fiação na outra. Em Quarto Centenário, as duas linhas de alimentação registram também 31 postes danificados.

Em Santa Fé, o abastecimento principal está operando, mas há cerca de 30 postes quebrados na área urbana. O Corpo de Bombeiros atua na retirada de árvores caídas sobre a rede elétrica, enquanto equipes da Copel trabalham na subestação e nas linhas de distribuição. Cerca de 30 profissionais estão mobilizados para reconstruir seis torres de alta tensão derrubadas pelos ventos na zona rural. As estruturas fazem parte da linha que conecta Alto Alegre e Astorga, e a reconstrução deve levar mais de uma semana. Apesar dos danos, não há imóveis sem energia devido à queda das torres.

Atualmente, aproximadamente 59 mil domicílios permanecem sem luz no Paraná: 39 mil na região Norte, 10 mil no Noroeste e 6 mil no Oeste.

A Copel informa que está operando com contingente total em campo e reforço nas localidades mais atingidas. Entre as bases com maior volume de chamados estão Campo Mourão, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

A companhia destaca que tem ampliado investimentos em sistemas de automação, que permitem isolar pontos de defeito e restabelecer o serviço em poucos minutos para parte dos consumidores. Nos casos de danos severos à rede, os técnicos continuam atuando até a normalização completa do fornecimento.

Canais de atendimento
A falta de energia pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973.

Segurança
Durante temporais, a orientação é seguir as recomendações da Defesa Civil e nunca se aproximar de locais com postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser comunicadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Últimas Notícias
Cotidiano 22 Jun às 08:17
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Cotidiano 16 Jun às 08:43
Diretores, professores e equipe técnica participaram da primeira reunião para elaboração do documento que definirá os rumos da educação municipal até 2036
Cotidiano 16 Jun às 08:36
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 23.259/2026, que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos pelo Detran-PR.
Cotidiano 15 Jun às 08:12
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
Cotidiano 12 Jun às 09:54
O fenômeno gradativamente se intensifica e atinge o ápice entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul
Cotidiano 12 Jun às 09:50
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 14:19
Com a telemedicina, moradores agora realizam consultas especializadas sem precisar viajar para outras cidades
Cotidiano 11 Jun às 08:39
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 08:32
Além de receber a moto, Vitória participou do primeiro encontro oficial com o prefeito Laerton Weber para tratar de ações sociais e futuras representações estaduais
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento