Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mercedes apresenta ICMS Ecológico com benefícios financeiros aos proprietários de áreas nativas
Reunião de apresentação do programa será nesta quinta, às 14h, na Casa da Cultura
Por Assessoria | Postado em: 20/08/2025 - 13:11

A Prefeitura de Mercedes está avançando no processo de adesão ao ICMS Ecológico, programa que recompensa financeiramente os municípios pela preservação de áreas de mata nativa. A iniciativa abre oportunidade para que proprietários rurais que possuam vegetação preservada em suas propriedades também sejam contemplados com benefícios.

Para explicar o funcionamento do programa, a administração convida todos os proprietários interessados para uma reunião nesta quinta-feira (21), às 14h, na Casa da Cultura de Mercedes.

Segundo o secretário de Planejamento, Administração e Finanças, Edson Knaul, a Prefeitura está levantando áreas que podem ser incluídas no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (CEUC). “Não é necessário plantar novas árvores ou ampliar a vegetação. Basta que o proprietário já possua mata nativa na propriedade para participar do programa”, destacou.

A estimativa é que Mercedes receba cerca de R$ 1 milhão a mais por ano no repasse do ICMS. Parte desses recursos será revertida em benefícios aos produtores cadastrados, como redução no valor da hora-máquina ou até uma quantidade gratuita de serviços da administração.

Além de reforçar a arrecadação municipal, a medida incentiva a preservação ambiental e valoriza os agricultores que mantêm áreas de mata nativa em suas terras.

Últimas Notícias
Cotidiano 22 Jun às 08:17
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Cotidiano 16 Jun às 08:43
Diretores, professores e equipe técnica participaram da primeira reunião para elaboração do documento que definirá os rumos da educação municipal até 2036
Cotidiano 16 Jun às 08:36
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 23.259/2026, que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos pelo Detran-PR.
Cotidiano 15 Jun às 08:12
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
Cotidiano 12 Jun às 09:54
O fenômeno gradativamente se intensifica e atinge o ápice entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul
Cotidiano 12 Jun às 09:50
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 14:19
Com a telemedicina, moradores agora realizam consultas especializadas sem precisar viajar para outras cidades
Cotidiano 11 Jun às 08:39
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 08:32
Além de receber a moto, Vitória participou do primeiro encontro oficial com o prefeito Laerton Weber para tratar de ações sociais e futuras representações estaduais
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento