Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mal de Parkinson: entenda o quadro que afeta mais de 20% dos brasileiros acima dos 65 anos
Doença afeta a qualidade de vida de diferentes formas, causando prejuízos motores e afetando a independência funcional
Por TV Cultura | Postado em: 26/08/2025 - 08:13

Há cerca de um mês, o mundo se despedia do eterno Ozzy Osbourne. Embora não tenha morrido diretamente pelo mal de Parkinson, o britânico, líder da banda Black Sabbath e um dos maiores artistas da história do rock, convivia com os efeitos da doença desde 2019.

Além dele, diversas personalidades no Brasil e no mundo convivem com a doença, como o ator Michael J. Fox (“De Volta Para o Futuro”), o político José Serra, o ex-jogador da NFL Brett Faavre e o cantor Eduardo Dussek, entre muitos outros.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 8,5 milhões de indivíduos com mais de 65 anos têm a doença.

O que é o Parkinson?

Segundo o neurocirurgião Renato Andrade Chaves, especialista em cérebro e coluna, a doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, resultado da degeneração dos núcleos dopaminérgicos do cérebro. Isso leva à redução da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas.

A perda de dopamina provoca rigidez muscular, tremores, dificuldade em manter a postura e o equilíbrio, voz mais baixa, problemas de deglutição, entre outros sintomas.

As causas exatas da doença são desconhecidas, mas alguns fatores de risco podem estar relacionados, como traumas cranianos e exposição a determinadas substâncias.

“É conhecido que, nos pugilistas, pancadas frequentes podem levar à diminuição dessa quantidade de dopamina. O núcleo dopaminérgico sofre e isso pode levar ao desenvolvimento do Parkinson pelas pancadas”, explica o neurologista.

“O uso de cocaína também pode reduzir a atividade do núcleo dopaminérgico, causando uma doença muito semelhante ao Parkinson. Um caso bem descrito é o de Michael J. Fox, que fez De Volta para o Futuro, teve a doença e desenvolveu pelo uso da substância.”

Leia mais: Morre Jerry Adler, de 'Os Sopranos', aos 96 anos


Qual a incidência?

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 20% dos brasileiros acima de 65 anos são afetados pela doença.

“A idade de início costuma ser por volta dos 50 anos. Com 45-50 anos, os sintomas começam a aparecer. Curiosamente, até dez anos antes dos quadros graves, já é possível notar alguns sinais”, afirma o médico.

Últimas Notícias
Cotidiano 05 Fev às 09:27
Um dos pontos altos da Expo Rosa 2026 deverá ser o domingo (26), quando está previsto um grande desfile comemorativo, envolvendo alunos das redes municipal e estadual de ensino
Cotidiano 05 Fev às 08:46
Familiar estranhou a falta de contato e acionou a unidade de saúde após encontrar o corpo na comunidade São Judas Tadeu
Cotidiano 04 Fev às 09:16
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 04 Fev às 09:05
Só em 2024, mais de 17 mil paranaenses faleceram em decorrência de tumores. E dois tipos de neoplasias respondem por quase metade das mortes
Cotidiano 03 Fev às 15:52
Ação da Prefeitura mobiliza moradores para o descarte correto de lixo e entulhos e reforça o combate à dengue
Cotidiano 03 Fev às 15:51
Produtores e interessados poderão visitar o evento em Cascavel na quinta-feira, dia 12, com inscrições na Secretaria de Agricultura
Cotidiano 03 Fev às 15:48
Prepare-se para uma semana recheada de ofertas imperdíveis!
Cotidiano 03 Fev às 08:54
No Estado são mais de 1,2 milhão de estudantes em 2.088 escolas
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento