Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mais 86 estudantes da rede estadual embarcam para intercâmbio na Austrália
Agora, 185 intercambistas do Paraná já estão em solo australiano neste segundo semestre de 2025. Na edição deste ano, o programa prevê o envio de 1.300 alunos para países de língua inglesa como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 15/07/2025 - 08:28

Mais 86 estudantes da rede estadual embarcaram nesta semana (domingo e segunda) rumo à Austrália pelo programa Ganhando o Mundo. Agora, 185 intercambistas do Paraná já estão em solo australiano. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), o programa teve mais um capítulo marcado por emoção, ansiedade e muitos abraços no saguão do Aeroporto Afonso Pena.

“Cada embarque representa uma nova história de transformação. Esses estudantes estão vivendo uma experiência que vai marcar a vida deles para sempre”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda. “O Ganhando o Mundo é mais do que um programa de intercâmbio: é uma política pública de inclusão e desenvolvimento, que fortalece a formação acadêmica, a autonomia e a visão de mundo dos nossos alunos”.

Entre os estudantes que partiram nesta segunda está Karen Vidolin, de 16 anos, aluna da 2ª série do Colégio Estadual Bandeirantes, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Ela embarca para a cidade de Sunshine Coast, no estado de Queensland. “Fiquei muito feliz e ansiosa quando soube que fui classificada. É a minha primeira viagem internacional e a primeira vez que vou ficar tanto tempo longe da minha família. Estou nervosa, mas confiante. Espero voltar fluente em inglês e com muitas experiências novas”, contou.

A mãe de Karen, Ana Vidolin, também estava no aeroporto acompanhando a filha e não escondeu a emoção. “A preocupação vem em primeiro lugar, mas a gente acredita e confia que vai dar tudo certo. Essa oportunidade que o governo está oferecendo é única. Como pai e mãe, talvez nunca tivéssemos condições de proporcionar isso. A palavra é gratidão”, disse.

Luana Beatriz Martins Reis, também de 16 anos e estudante do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, embarcou para a cidade de Nambour, na mesma região. “Estou bem ansiosa e nervosa, mas com vontade de aprender muito. Vai ser difícil ficar longe da minha mãe por tanto tempo, mas acredito que essa experiência vai me transformar, vou voltar mais madura e com o inglês muito melhor”, disse.

GANHANDO O MUNDO – Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual. A iniciativa oferece aos estudantes paranaenses a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde sua criação, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões, incluindo passagens, documentação, bolsa-auxílio e suporte completo. 

Na edição de 2025, o programa prevê o envio de 1.300 alunos para países de língua inglesa como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Além dos 185 alunos que já estão na Austrália, outros 150 vão para o Reino Unido em agosto e 100 estudantes das escolas agrícolas seguem para os Estados Unidos em setembro.

Para 2026, o programa está sendo ampliado: 2 mil alunos da rede estadual já foram convocados para a próxima edição, que também contemplará destinos como Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e novamente a Austrália.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Jun às 08:35
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Cotidiano 23 Jun às 08:27
O Dia de amanhã pode ter as marcas mínimas mais baixas deste ano e geadas em várias regiõe
Cotidiano 23 Jun às 08:13
Noite especial reuniu famílias, comunidade e alunos em apresentações que celebraram a cultura e o aprendizado musical
Cotidiano 22 Jun às 08:17
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Cotidiano 16 Jun às 08:43
Diretores, professores e equipe técnica participaram da primeira reunião para elaboração do documento que definirá os rumos da educação municipal até 2036
Cotidiano 16 Jun às 08:36
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 23.259/2026, que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos pelo Detran-PR.
Cotidiano 15 Jun às 08:12
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
Cotidiano 12 Jun às 09:54
O fenômeno gradativamente se intensifica e atinge o ápice entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento