Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Conta de luz seguirá com bandeira vermelha em novembro; veja o valor
Desde maio, a Aneel retirou a bandeira verde da tarifa de energia elétrica
Por Agência Brasil | Postado em: 03/11/2025 - 09:22

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz seguirá em bandeira vermelha no mês de novembro em todo o Brasil. Com a bandeira vermelha 1, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, o usuário pagará um valor extra de R$ 4,46.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz seguirá em bandeira vermelha no mês de novembro em todo o Brasil. Com a bandeira vermelha 1, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, o usuário pagará um valor extra de R$ 4,46.

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, pontuou a Aneel em nota.

Entre os meses de agosto e setembro, a Aneel tinha instaurado a bandeira vermelha patamar 2, que prevê adicional de R$ 7,87 por 100 kWh.

Em maio, a Agência interrompeu um período de cinco meses consecutivos de bandeira verde e alterou o status para amarela.

Na época, a justificativa foi a transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

Últimas Notícias
Cotidiano 22 Jun às 08:17
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Cotidiano 16 Jun às 08:43
Diretores, professores e equipe técnica participaram da primeira reunião para elaboração do documento que definirá os rumos da educação municipal até 2036
Cotidiano 16 Jun às 08:36
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 23.259/2026, que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos pelo Detran-PR.
Cotidiano 15 Jun às 08:12
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
Cotidiano 12 Jun às 09:54
O fenômeno gradativamente se intensifica e atinge o ápice entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul
Cotidiano 12 Jun às 09:50
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 14:19
Com a telemedicina, moradores agora realizam consultas especializadas sem precisar viajar para outras cidades
Cotidiano 11 Jun às 08:39
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 08:32
Além de receber a moto, Vitória participou do primeiro encontro oficial com o prefeito Laerton Weber para tratar de ações sociais e futuras representações estaduais
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento