Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Às vésperas da campanha, deputados derrubam vetos de Cida a reajuste de servidores dos outros poderes
Com a decisão, Cida terá 48 horas para sancionar os aumentos, e caso não o faça, eles retornam para promulgação pelo próprio Legislativo.
Por marechal news | Postado em: 13/08/2018 - 16:56

Mais Imagens
A três dias do início da campanha eleitoral, os deputados estaduais derrubaram, hoje, por maioria folgada, cinco vetos da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), ao reajuste de 2,76% para os servidores públicos da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Com a decisão, Cida terá 48 horas para sancionar os aumentos, e caso não o faça, eles retornam para promulgação pelo próprio Legislativo.
 
A derrubada dos vetos contou com mais de 40 votos, e teve participação decisiva dos parlamentares que integram a coligação que apoia a candidatura ao governo do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) – adversário de Cida. Ratinho não votou porque se licenciou do cargo a partir de hoje para se dedicar à campanha, que começa oficialmente na quinta-feira, mas orientou os deputados de sua base de apoio a votarem contra os vetos da governadora. Dos 54 deputados, 22 integram a coligação que apoia a candidatura de Ratinho Jr e 20 à de Cida.
 
Em julho, Cida encaminhou à Assembleia proposta de reajuste de 1% para os funcionários do Executivo, alegando que o governo não teria como conceder a reposição integral da inflação, por estar no limite dos gastos com pessoal e sob pena de romper o acordo de renegociação da dívida do Estado com a União. Na mesma época, Tribunal de Justiça, TCE, MP, Defensoria e a direção do Legislativo apresentaram projetos para reajustar os salários de seus próprios funcionários em 2,76%, alegando terem autonomia orçamentária e financeira em relação ao governo.
 
Como os parlamentares – incluindo o bloco PSD/PSC do deputado estadual e candidato ao governo Ratinho Júnior (PSD) – apresentaram emenda para elevar o índice de aumento para 2,76% também para os servidores do Executivo – a governadora pediu a retirada de pauta da proposta. Nos últimos dias antes do recesso, os deputados aprovaram, porém, a reposição para os funcionários dos demais poderes, levando Cida a vetá-los.
 
Foto: Pedro de Oliveira/Alep.
Últimas Notícias
Cotidiano 03 Jul às 09:39
Com a prorrogação, os produtores terão até o dia 5 de janeiro de 2026 para se adequar
Cotidiano 03 Jul às 08:11
Obra é uma das maiores já executadas no município
Cotidiano 02 Jul às 10:47
Nova regra atinge quem faturou mais de R$ 360 mil em 2023 ou 2024
Cotidiano 02 Jul às 09:00
‘Crises de soluço e vômito tornaram-se constantes, fato que me impede até de falar’, diz nota assinada pelo ex-presidente e compartilhada por Flávio Bolsonaro
Cotidiano 02 Jul às 08:42
Próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (3)
Cotidiano 02 Jul às 08:38
O último dia de aulas será terça-feira (09) e o retorno está programado para o dia 28 de julho. Ao todo, os alunos terão 16 dias de recesso antes de voltarem às atividades letivas do segundo semestre.
Cotidiano 02 Jul às 08:09
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou que, diante desse cenário, o Paraná tem se colocado à frente na boa oferta de crédito aos agricultores do Estado.
Cotidiano 01 Jul às 07:57
Segunda etapa completa distribuição de 60 equipamentos
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento